Entrevista: Funeral

A primeira vez que contatei esse músico norueguês foi por volta de 2003/2004 na primeira versão do Funeral Wedding, quando ainda divulgavam o In The Fields of Pestilent Grief. Muitos anos se passaram, o contatei novamente dessa vez prestes a lançar Oratorium. Muitas coisas aconteceram no caminho do Funeral, desde a sua formação até a presente data e nesta entrevista Eek nos fala sobre o disco novo, sobre a “influência” de seus antigos amigos/companheiros de banda que não estão mais entre nós, sobre seu projeto paralelo Fallen e outros assuntos.

 

1. Gostaria que nos atualizasse sobre o Funeral desde o lançamento de As The Light Does The Shadow até os dias atuais.
Anders Eek – Finalmente, o succsessor de “ATLDTS” está acabado e pronto para o lançamento através do selo alemão Grau, esperamos pelo seu lançamento no início do verão. Se fosse por nós o álbum seria lançado no verão de 2011, como tudo estava pronto, então, devido à política de etiquetas e às diferentes questões de logística, que não aconteceram. Também estou muito feliz em anunciar nossos novos membros, o vocalista Sindre Nedland e o baixista Rune Gandrud, que assumiu quando F. Forsmo decidiu sair.
O álbum contém 7 músicas (10 no digipack, incluiu uma versão cover de uma cantora/compositora norueguesa) com a nossa marca de Funeral Doom.
Desta vez a orquestração é dada uma aproximação ainda maior, mais épico e bombástico do que em discos anteriores.
É, de longe, o álbum que gastamos mais horas e tempo de composição. Não é segredo para ninguém que este álbum tem tudo o que podemos oferecer em relação melancolia, desgraça e miséria! Parece deprimente, mas é definitivamente a chave para o nosso trabalho definido como arte até hoje: a melancolia pura.

 

2. To Mourn is a Virtue é um velho novo álbum como surgiu a ideia para seu lançamento?
Anders Eek – Nós gravamos um instrumental (como estávamos sem um cantor na época) demo 10 faixas em 1996 nos estúdios da Academy, na Inglaterra, produzido e mixado pelo famoso Mags, e lançado um ano depois como o demo “To Mourn is a Virtue” com a cantora Sarah Eick. A demo não teve muita atenção das gravadoras, por isso foi “desmantelada”. Ao longo dos anos, temos tocado algumas das faixas, usando diferentes cantores, acrescentando alguma orquestração, etc.
Durante os anos muitos fãs têm perguntado sobre essa gravação.
Finalmente tivemos uma boa oferta de Solitude Productions para um lançamento apropriado, e portanto, nós aprovamos esta idéia. No entanto, eu senti como se tivesso dando aos fãs um deleite, e incluía versões nunca antes lançadas, incluiu performances de nosso ex-vocalista F. Forsmo, bem como a apresentação de um cantor que nós tentamos, mas nunca foi oferecido o trabalho: Øystein Rustad (o engenheiro da gravação de “In Fields..”)
Hoje eu definitivamente sinto essas músicas soa ainda melhor do que nos anos 90, e é um prazer compartilhar essas gravações com os nossos fãs. A demo original “To Mourn is a Virtue” será lançada em vinil pela gravadora americana The Crypt ainda este ano, assim os fãs terão um segundo deleite, e ouvirão a demo toda original de 1997.

 

3. O Funeral passou pela perda de 2 importantes membros desde sua formação. De que forma a perda desses membros refletem no som do Funeral nos dias atuais?
Anders Eek – É definitivamente um peso suportar. A vida nunca mais será a mesma. Tenho que aprender a lidar com isso, mas é um fardo, tudo bem. Perder amigos íntimos faz alguma coisa com você.
Eu sei que embora tanto Einar e Christian queriam que eu continuasse a banda, e eu fiz depois de algum tempo de luto.
Senti no início do processo que os meus bons amigos falecidos e  colegas de banda ainda são uma grande parte da banda, e é um prazer que usamos apenas as poesias de Einar no próximo álbum “Oratorium”. Há também riffs escritos por Christian no álbum. Então, eu sinto os caras estão muito vivos, e espero que tenham gostado do novo registro. Seus espíritos estão, de longe, ainda bem vivos dentro da banda.

 

4. Se for para você escolher uma música que melhor representa o Funeral qual seria e por que?
Anders Eek – Sua pergunta é muito difícil de responder, pois todas as nossas músicas representam o Funeral de uma forma ou de outra. Eu só posso citar uma das minhas favoritas, e isso é “Those Fated to Fall” de ATLDTS. Para mim essa canção contém todos os aspectos de um canto fúnebre típico, riffs lentos, melodias tristes, partes agressivas, orquestração bombástica e muito bem executada de harmonias vocais, além de sua diversidade e da progressividade …
Outra canção vale a pena mencionar é “Taarene” do nosso “Tragedies”, álbum de 1995. Uma canção que tanto nos definiu como uma banda, e abriu muitas portas para nós, e ainda é soa como um clássico em alguns ouvidos.

 

5. Como está a cena doom na Noruega, em comparação ao início do Funeral na década de 90?
Anders Eek – Parece que há mais bandas hoje, em comparação com o início dos anos 90. Eu não estou muito certo, embora, como eu raramente tenho tempo para me manter atualizado na cena musical. No início dos anos 90, havia tão poucas bandas que tocavam doom metal e na verdade quase todos se conheciam, e era como uma pequena família.
Mas, na realidade, eu não acho que jamais existiu um “cena doom” na Noruega, por assim dizer.

 

6. Você é também conhecido por tocar na banda Fallen, há quantas anda esse projeto, e há possibilidade de um novo lançamento para breve?
Anders Eek – Sim, eu tive (a banda) Fallen como um projeto paralelo por muitos anos, e eu lançamos o álbum “A Tragedy’s Bitter End” em 2004. Eu sempre escrevo músicas, e nem todos elas se encaixam na Funeral, assim eu uso isso para Fallen. Muitas vezes suas músicas mais lentas, são comparadas com antigo Funeral.
Eu também tive problemas com o line-up, e tornou-se trabalhoso seguir em frente como uma banda de verdade. Também tem sido uma questão de tempo entre o trabalho e compondo para o Funeral.
Tenho no entanto toneladas de material escrito, e é apenas uma questão de tempo e recurso para encontrar uma line-up constante e gravar um álbum ou dois.
Recebi ofertas de contratos de vários selos. Se tudo correr como planejado, um novo lançamento verá a escuridão da noite no próximo Outono.

 

7. Rolou um boato sobre o Jarno do Shape of Despair estar tocando no Fallen. O quanto isso é verdadeiro ou foi apenas um boato que se espalhou na internet?
Anders Eek – Isto é muito verdadeiro. Jarno irá tocar sintetizador no novo material para breve. É realmente uma honra tê-lo na banda, e eu sou um grande fã de seu trabalho com Shape. Então fusão de suas paisagens sintetizadas com meus riffs vai ser muito gratificante mesmo.

 

8. Aproveitando este tópico, a internet é um lugar que com poucos cliques é possivel baixar a discografia toda de diversas bandas. Na sua opinião, a internet atrapalha mais do que ajuda?
Anders Eek – É definitivamente uma faca de dois gumes. É uma excelente ferramenta para conhecer bandas e novos lançamentos, por outro lado é a morte do formato físico como nós o conhecemos. Então, basicamente, os selos não venderão muitos álbuns. Minha esperança é que os verdadeiros fãs irão comprar o produto e apoiar a banda. Se as pessoas não fazem, os rótulos não têm os meios para apoiar financeiramente as bandas, e isto será a morte de um monte de bandas.

 

9. O que você anda escutando hoje em dia, e qual banda você destacaria?
Anders Eek – Só comprei o último álbum Asphyx, e é totalmente esmaga! Amá-lo. Death metal a maneira da velha escola, e foi impecável.
Fora isso, eu raramente confira novas bandas, e realmente continua a ouvir velhos clássicos como Alice in Chains, Cathedral, Type O Negative, Mournful Congregation, Swans, Emperor,  Crowbar, Dead Can Dance, Beethoven,Wagner etc. São muitos para listar aqui, estou com medo.

 

10. Obrigado pela entrevista e gostaria que deixasse seu último suspiro aos leitores do Funeral Wedding
Anders Eek – Obrigado por apoiar a banda. Sem o underground não seriamos nada. Então eu sou muito grato para todos os meios underground e os nossos fãs.
E por favor, COMPREM nossos registros. Isto apoia gravações futuras! Pode ser pré-encomendado através do nosso selo Grau há algum tempo.
Fiquem atentos para o nosso novo álbum “Oratorium” que será lançado no início do verão de 2012.
Está absolutamente esmagador, bombástico, melódico, mas agressivo, e de longe o álbum mais diversificado que temos escrito nos últimos anos. Nosso novo vocalista até tem alguns vocais guturais aqui e ali.
Ele também contém 2 músicas originalmente escritas para Fallen, mas eu senti que as faixas serviriam para o nosso novo line-up.
Então, atentem para canções bem além dos 14 minutos de duração, da forma do bom e velho Funeral!
Lembre-se também dos 4 diferentes lançamentos de todas as nossas gravações originais 1993-1999 (incluído uma gravação ao vivo de todo 1995, que nunca foram gravadas corretamente no estúdio) em LP duplo, através da gravadora americana The Crypt.
Todos os que têm conhecimento dos relançamentos pela The Crypt sabe quanto trabalho eles colocam em seus lançamentos.

Doomy regards

Eek

 

 

Contato:
http://www.funeralband.no 

Deixe um comentário