Atriarch – An Unending Pathway

unendingpathway_900An Unending Pathway é o trabalho mais recente desta banda estadunidense, lançado no final do ano passado e apresenta uma evolução natural desde seu último álbum.

Deixando um pouco de lado a gritaria comum do Sludge e apostando em algumas vocalizações, ora cantada, ora narradas e isto pode ser considerado um passo além em sua sonoridade.

As músicas continuam sinistras e com andamentos arrastados, notamos mudanças de andamento aqui e ali, mas o álbum todo soa uníssono sem ser cansativo.

Para mim, que estava acostumado com a sonoridade antiga do Atriarch e ao ouvir pela primeira vez o álbum, cheguei a pensar que seria o fim da banda. Mas após escutar mais algumas vezes, digerir a proposta apresentado, posso afirmar que este é um dos melhores já lançados em sua curta carreira, (visto que é o terceiro full-lenght deles).

A paulada abre com “Entropy”, sendo seguida por “Collapse” e chegando em “Revenant”, esta última a melhor das três.

Seguindo adiante temos a esporrenta “Bereavement”, que começa numa pancadaria quase lembrando um raw black metal, palhetadas rápidas como um trem desenfreado batendo de frente contra uma parede. Na passagem seguinte temos umas das partes mais melancólicas do álbum, se arrastando quase até o seu final, onde temos uma nova mudança de andamento.

Com “Rot” damos início ao fim do álbum e se acabasse aqui, seria uma ótima faixa de encerramento, visto o quão sinistra ela é, os vocais de Lenny Smith soam perfeito, agressivos e melancólicos, como se um ser depressivo estivesse no topo de um prédio, delirando sobre sua possível queda.

“Allfather” começa de forma calma e com algumas vociferações o que poderíamos fantasiar que o moribundo se jogou do prédio e chegou ao umbral. A faixa ganha força e um pouco de velocidade e todas as vozes que ouvimos são como se os espíritos habitantes das zonas abissais, estivessem vindo julgar o ser depressivo pela sua atitude de tirar sua própria vida.

E para encerrar este petardo temos “Veil”. Música não menos sinistra do que as quais figuraram no álbum, mantendo em alta o nível de stress e desespero ao ouvi-la.

Atriarch – An Unending Pathway (Relapse Records)
1. Entropy
2. Collapse
3. Revenant
4. Bereavement
5. Rot
6. Allfather
7. Veil

depress5

Contatos:

Bandcamp

Facebook

Relapse Records

Resenha por: Rodrigo Bueno

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s