Evoken – Atra Mors

342321

É com extrema satisfação e honra que veio até as páginas do Funeral Wedding registrar em palavras um dos grandes lançamentos da música depressiva de 2012: Evoken, com o seu tão esperado álbum Atra Mors. O CD foi lançado dia 31 de julho pela Profound Lore Records, gravadora de renome no estilo, guardando atrás de seus portões nomes como A Storm Of Light, Agalloch, Menace Ruine, entre outros.

O CD começa com o clima negativo ao extremo com a faixa que dá nome ao CD, Atra Mors, e seus mais de onze minutos do mais perfeito Evoken. guitarras destroçantes, bateria pressurizada e baixo soando como um agente em nome do inferno marcam a música, que vai da profundeza mais extrema ao death metal lamacento já praticado pelo grupo nesses quase vinte anos de banda. Só a primeira faixa já seria necessária para o disco ter a nota máxima registrada, mas vamos às próximas músicas. Descent Into Chaotic Dream começa num clima perturbador, digno de trilha sonora de filmes de horror da mais profunda ordem. Em meio a tanto pesar e depressão, é possível notar alguma beleza nas notas encaixadas pelo guitarrista Chris Molinari e pelo vocalista e também guitarrista John Paradiso. A música destila em onze minutos apenas perturbação e enigmas em forma de música, e no final, deixa o ouvinte com a pior sensação humana possível, pura angústia. A Tenebrous Vision é um interlúdio de piano dos mais sombrios possíveis. Intrincado, complexo e com efeitos que maximizam a sua aura macabra a níveis extremamente perturbadores.Grim Eloquence vem na seguida mantendo o nível, porém apresentando uma levada mais concisa por cima da morbidez apresentada. Detalhe para o solo de guitarra bonito, eficaz e sentimental nas seções intermediárias da música. Na seguida, Extrinsic Divide nos apresenta melodias bonitas tentando serem ouvidas em meio a tanta tristeza e morbidez. Detalhes interessantes colocados nas guitarras durante a música engrandecem essa canção. Destaque para os teclados de Don Zaros que criam uma parade consistente e sólida para o trio de cordas. Outro fator a ser pontuado é a qualidade da gravação do material (a cargo de Steve DeAcutis, que estava nos comandos de mesa com a banda no A Caress Of The Void) acima da média do estilo, enaltecendo o produto final. Requies Aeterna é um bonito interlúdio e violão e cello (gravado por Brian Sanders) que nos leva direto para a danação encarnada The Unechoing Dread. A música mostra a veia mais extrema do Evoken, passeando por paisagens agressivas e pesadas com muitas nuances densas. A última faixa do play é Into Aphotic Devastation e suas corretas inserções de cello, engrandecendo e enaltecendo esse magnífico CD que o grupo nos apresenta. A música passeia pelo Death Metal, Funeral Doom e grandes ambientações, muitas vezes sendo embasadas na frequencia infernal do baixo de David Wagner. Um grande final para um grande álbum.
Em tempo: A arte gráfica fica a cargo de Robert Høyem, que já trabalhou com bandas como Evadne, Helevorn, Monolithe, Lethian Dreams, etc. Ou seja, a arte gráfica do CD é primorosa, se encaixando perfeitamente com a proposta da banda. Um dos melhores lançamentos do gênero no ano de 2012 e um grande destaque na discografia desses titãs norte-americanos do Funeral Doom. O compacto está disponível na loja da Profound Lore, então se você curtiu o CD e puder comprar o original, o faça e não se arrependa. Nota máxima é pouco para o que foi apresentado.

 

Evoken – Atra Mors (Profound Lore)

1. Atra Mors
2. Descent Into Chaotic Dream
3. A Tenebrous Vision
4. Grim Eloquence
5. An Extrinsic Divide
6. Requies Aeterna
7. The Unechoing Dread
8. Into Aphotic Devastation

 

depress5

 

Contatos:

http://www.myspace.com/evoken

https://www.facebook.com/evokendoom?fref=ts

http://www.profoundlorerecords.com/products-page/plr-items/evoken-atra-mors/

 

Resenha por Luiz Mallet. guitarrista das bandas Boreal Doom e Vociferatus
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s