Saturnus – Saturn in Ascension

Longos anos se passaram até o lançamento desse material que é um dos mais aguardados da cena doom mundial.

À primeira ouvida, logo percebemos que a sonoridade da banda continua intacta, mesmo com uma constante mudança de formação desde seu último lançamento em 2006.

Saturn in Ascension é um disco maduro e que mantém influências de seus álbuns anteriores, o que agradará em cheio os fãs da banda.

A Lonely Passage abre esse disco, e acredito que se esse álbum tivesse somente essa faixa, já valeria o dinheiro investido. Ela é sombria, melancólica e melódica.

Wind Torn é aquela faixa que te esmaga por dentro, pois possui uma linha melódica muito forte e fica quase impossível não se emocionar ao ouví-la.

The Litany of Rain é uma faixa acústica, com vocais falados e que lembra muito a All Alone, mesmo essa sendo tocada no violão e tendo a bela participação de Laurie Ann Haus.

Após toda a beleza e melancolia da faixa anterior, eis que A Fathers Providence se faz presente, e aqui temos uma faixa que lembra muito Murky Waters, talvez pelos vocais e com um clima mais “animado” em seu início. Mas no decorrer da música seu andamento vai caindo e a depressão impera novamente.

Mourning Sun é a faixa mais longa, com pouco mais de 10 minutos, e posso imaginar essa faixa ao vivo, fazendo a casa vir abaixo devido sua atmosfera triste.

Call of the Raven Moon é outra faixa acústica, o que parece muito mais um poema musicado e apesar de sua “simplicidade” é uma faixa muito bonita. Temos um toque orquestrado nela, onde podemos escutar cello e flauta em meio aos dedilhados de violão

Forest of Insomnia continua com a depressão sonora característica desses dinamarqueses. Riffs pesados, andamento lento e os vocais urrados tornam essa faixa especial.

Between encerra esse álbum de forma ímpar, em meio à guitarra pesada e vocais guturais, temos algumas passagens acústicas e versos melancólicos e ao ler a letra, o ouvinte consegue se imaginar no cenário que ela cria ainda mais sob os versos: I remember last winter / seeking comfort in the wine offered from your neck /  I remember last winter / A lustful play us both to wreck / Under damp death of day to fail / Forever’s gloomy ocean to sail.

Encontramos como bônus a música Limbs of Crystal Clear, faixa demo que foi remasterizada de uma longínqua época “true” da banda, e graças aos deuses depressivos eles migraram para o doom e nos brindam com grandes obras-primas a cada lançamento.

Sabemos que uma obra-prima não se constrói da noite para o dia, mas espero não ter que ficar mais 6 anos até o próximo lançamento.

 

Saturnus – Saturn in Ascension (Cyclone Empire)

1. Litany Of Rain

2. Wind Torn

3. A Lonely Passage

4. A Fathers Providence

5. Mourning Sun

6. Call Of The Raven Moon

7. Forest Of Insomnia

8. Between

9. Limbs Of Crystal Clear *

 

 

Contatos:

http://www.myspace.com/saturnus 

http://www.facebook.com/pages/Saturnus/8935853109

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s