Profetus – … to Open Passages in Dusk

Há pouco tempo atrás recebi essa obra prima do funeral doom finlandês, e por muitas vezes tentei escrever uma resenha que expressasse todo o sentimento que esse álbum transpassa.
O álbum começa com When Autumn Cries a Fiery Canticle e logo nos primeiros acordes gélidos faz-se ouvir os vocais falados, fazendo o prenúncio dessa missa fúnebre. Ao longo de seus 14 minutos toda a áurea depressiva/suicida vai se instalando no corpo do ouvinte, e fica um tanto impossível não sentir toda a agonia  que sai pelos auto-falantes.
The Watchers Dusk segue a mesma linha da faixa de abertura, nos dando impressão de ser uma faixa apenas e em seus 12 minutos um mix de sensações é nos passado. Mas é bom o ouvinte não começar a repensar muito sobre sua vida, pois tenho certeza que não chegará ao final desse cd.
Os destaques nessa faixa ficam primeiramente para a bateria, pois para tocar um som nessa “velocidade” e se manter no tempo e conseguiu preencher muito bem os espaços, e outra são os violões tocados ao fundo dando um toque sutil para ela.
The Shoreless é a maior faixa do play, com seus 17 minutos, e ao acompanhar as letras uma frase me deixou pensativo: “Dying words broken into silent bliss of soul” (trad. livre: Derradeiras palavras divididas em êxtase silencioso da alma).
E para encerrar Burn, The Lanters of Eve que chega para enterrar o cadavérico doomster após essa missa funesta. Vale destacar nessa faixa a participação de F. P. Kutzbach da banda Procession, fazendo um contraste com os vocais cavernosos de A. Mäkinen.
Uma coisa a ser relatada que a arte gráfica do LP é muito mais bonita, pois possui a paisagem toda e infelizmente no CD foi editada.
Altamente recomendados para fãs do mais fúnebre doom metal, e amantes de bandas como Skepticism, Tyranny e outras mais oriundas da gélida Finlândia.
Escondam as giletes e tirem as crianças da sala, ok.

 

Profetus – … to Open Passages in Dusk (Weird Truth Prod)
1. When Autumn Cries a Fiery Canticle
2. The Watchers Dusk
3. The Shoreless
4. Burn, The Lanters of Eve

 

 

Contatos:
http://www.facebook.com/SaturnineDoom
http://www.myspace.com/profetus

Anúncios

Uma resposta para “Profetus – … to Open Passages in Dusk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s